Somos uma equipa de instrutores, com conhecimento e vasta experiência de ensino nas mais diversas modalidades aéreas. Todos os dias, fazemos desta escola um espaço único de aprendizagem, treino e experimentação. Para praticantes amadores ou profissionais, com vontade de superação no autêntico espírito JAYA. Prometemos estar à tua altura.
Rui Oliveira Costa
Director
Dynamic yoga | Yoga Suspenso | Aerial conditioning | Handstand lab | Static Trapeze | Rings Workout
Quando, em 2009, comecei a praticar Yoga com regularidade, mudei por completo a minha perspectiva e filosofia de vida. Desenvolvi a minha prática e tornei-me instrutor de Hatha Yoga, Yoga Aéreo e Acrobacia Aérea. Como empreendedor, sei que tenho que ter os pés bem assentes na terra, mas é sonhando mais alto que tenho posto em prática as minhas ideias. Foi o que aconteceu quando desenvolvi a minha própria linha de yoga aéreo (Yoga Suspenso®). Em 2014, a vontade de fazer crescer este projecto, levou-me à criação de um espaço único, com condições ímpares para a prática de diversas acrobacias aéreas. Assim nasceu o nosso Jaya Aerial Lab, um espaço à tua altura.
Maria João Soares
FLEXIBILIDADE | BARRA DE CHÃO
Maria João esteve sempre ligada à atividade física. Começou como atleta federada em aeróbica de competição, o que lhe permitiu entrar na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), onde apenas frequentou o 1º ano de Educação Fisica. Fez formação de instrutora de aeróbica no CEF com Alice Rodrigues e de instrutora de fitness e personal trainer no XISTARCA. Em 2000 entrou para o mundo da dança. Formou-se em professora de dança clássica com Pedro Carneiro (diretor da EDCN – Escola Dança Conservatório Nacional) e Carlos Caldas renomado bailarino e professor. Formou-se em dança contemporânea nos métodos – Graham, Limon, Horton e Cunningham. A formação em dança flamenca foi dividida entre Portugal e Espanha. Formou-se em barra de chão no método russo.
É instrutora de Gyrokinesis e Gyrotonic, o que a levou a abrir-se para uma nova perspetiva do movimento. Descobriu o Yoga e fez formação de prof. de yoga pela Alliance UK em 2018. Paralelamente em 2014 fez formação em psicologia junguiana e em 2016 fez formação em sofrologia Caycediana em santarém. Em 2018 fez curso de formação pedagógica e curso de produção de espetáculos e eventos pela World Academy.
Com o intuito de acabar a sua licenciatura, trocou o desporto por osteopatia, tendo terminado o curso em 2021 pela ESCVP. Entrou no Jaya para experimentar o yoga suspenso e acabou por fazer a formação com Rui Oliveira Costa.
Sara Romeiro
Pole Dance
O pole dance surgiu na minha vida em 2008 e, dois anos depois, comecei a leccionar esta modalidade e a participar em vários espectáculos. Daí para cá, fiz workshops com diversos pole dancers conceituados como Marlo Fisken, Alethea Austin, Bendy Kate, Leign Ann, Marion Crampe, Oona Kivela, Alex Schukin, Daria Che, entre outros, aperfeiçoando os meus movimentos e conhecimentos técnicos.
Em paralelo, dediquei-me ao Yoga. Em 2011, passei um mês em Mysore e Goa a praticar com dois professores certificados pelo Sri K. Pattabhi Jois. Em 2015 tornei-me instrutora certificada de Yoga pela Yoga Alliance. E tenho vindo a aperfeiçoar a minha prática pessoal, com diferentes professores de Ashtanga e Hatha Yoga.
Teresa Fernandes
Yoga Suspenso
Tenho um fascínio pelo movimento do corpo. Pratiquei ginástica desportiva e formei-me em fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e pela Harper Adams University (UK). Sou, também, instrutora de Gyrotonic® e Gyrokinesis®. Iniciei-me na dança em 2009, no pole dance em 2011 e no yoga em 2012, participando em vários espetáculos e exibições. Em 2017, comecei a ter aulas no Jaya.
Apaixonei-me pelo Yoga Suspenso, fiz formação com o Rui Oliveira e Costa e passei a leccionar esta disciplina. No ano seguinte, completei a formação para professores de yoga certificada pela Yoga Alliance UK. Hoje, divido a minha actividade entre o exercício da Fisioterapia e Gyrotonic® e a prática e ensino de modalidades aéreas.
Angelica Evrard
Aerial Silks | Aerial Sling | Lyra | Jaya Teens | Jaya Kids
Desde do ano 2000 atua profissionalmente na área das artes do espectáculo e do circo contemporâneo (com especialidade em acrobacias aéreas) como criadora, intérprete, encenadora e formadora.
Licenciada em Artes Cénicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e em Artes do Espectáculo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2010), onde também frequentou o mestrado em Estudos Teatrais.
Ao longo de quase duas décadas criou inúmeras parcerias com artistas, companhias, produtoras e coletivos culturais no Brasil e em Portugal, onde vive desde 2006.
Em 2018 completou sua formação para instrutores de yoga com Marco Peralta , certificado pela Yoga Alliance.
Participou dos primeiros passos do Jaya Yoga Shala em 2010 e tem o prazer de continuar a sua parceria com o Jaya Aerial Lab desde 2017.
Ao celebrar estes tantos encontros sua admiração pela arte, pelos artistas, profissionais e alunos com os quais tem o prazer de dividir o seu dia-a-dia alimentam sua paixão e impulsionam seus voos ao infinito.
Tarika Valli
BHARATA NATYAM
Formei-me no mais antigo estilo clássico de dança da Índia, o Bharata Natyam, na Escola de Pandanallur. Esta herança tem-me dado reconhecimento artístico no mundo da dança indiana, tanto na Índia como na Europa. Além de intérprete e coreógrafa, dou aulas no Centro de Dança de Oeiras e no Centre de Danse Alésia (Paris, França). Ainda realizo oficinas de dança para crianças e adultos, estágios, conferências e cursos interculturais por toda a Europa. Estou no JAYA desde 2018 dando aulas a jovens e adultos, iniciados e intermédios.
Mariana Gerstner
AERIAL SILKS | LYRA | FLEXIBILITY
Antropóloga da Universidade Nacional de Colômbia, começa a sua formação de circo em conjunto com a sua formação profissional. Toma diversos workshops em técnicas aéreas de circo em La Gata Cirko e Aerial Dance Live (2010-2016), nos quais aprende as bases da corda lisa, tecido aéreo, lyra, straps, e dança em fachada. Continua sua formação circense em diferentes workshops feitos por reconhecidos artistas do Circo do Sol (2018-2019) e posteriormente trabalha como artista e formadora em técnicas aéreas de circo.
Realiza um ano de formação na INAC (Instituto Nacional de Artes do Circo) (2019-2020) com especialidade em lyra e posteriormente se forma como professora de yoga em AETO (Associação Europeia de Terapias Orientais) (2020-2021).
Serena Tassone
Corda
Serena Tassone descobriu a acrobacia aérea no Brasil, na escola de dança onde trabalhou como assistente do professor de acrobacia, num projecto social que consistia em aulas para jovens. Esta experiência no Brasil deu-lhe uma clara ideia de querer iniciar um percurso formativo em acrobacia aérea e, de volta a Portugal, frequentou o curso de técnicas circenses no Chapitô. Antes de se dedicar unicamente ao circo, conseguiu conciliar o trabalho em projetos de intervenção social com a prática das disciplinas aéreas, participando em diferentes workshops e masterclasses entre Portugal e Itália. Com um forte interesse em explorar os limites do corpo, começou a investigar diferentes aparelhos aéreos que a levaram à descoberta da corda lisa. Actualmente, continua numa pesquisa pessoal investigando e criando novos usos, nós e transições neste aparelho. Ensina acrobacia aérea, trabalha como performer, e continua numa constante descoberta das expressões do corpo entre dança, pinos e acrobacia de solo.
João Afonso
Pole Dance | Pole Dance COMBOS | Pole Dance Choreo
João Afonso nasceu em 1990, em Lisboa (Portugal).
Ao longo da sua infância praticou diversos tipos de desporto (trampolim, triatlo, hokei em patins…), mas foi na natação que conquistou mais títulos. Abandonou o seu percurso como atleta profissional quando ingressou na Universidade.
Em 2012 concluiu a Licenciatura em Educação Física e Bem-estar e, dada a sua natural apetência para trabalhar com pessoas da terceira idade ou com necessidades educativas especiais, decidiu aprofundar os seus conhecimentos realizando uma Pós-Graduação – “Treino para Populações Especiais”, que concluiu em 2013.
Após 4 anos de experiência como professor e instrutor de sala de exercício, assim como instrutor de aulas de grupo, surgiu o interesse pelo Pole Dance.
Em 2014, formou-se em instrutor de Pole Dance , em Roma (Itália), pelo Programa Polexgym by Tamantini, onde, até 2016, lecionou os níveis 1 e 2 de Pole Dance em diversas escolas e ginásios.
Regressando a Lisboa em 2016, decidiu focar-se em divulgar a modalidade, pouco conhecida em Portugal, dando aulas e participando em eventos de Pole Dance, em Portugal e no estrangeiro:
– Got Talent 2016 – Botão dourado;
– Espetáculos ou campeonatos IPAF (international pole art festival);
– Espetáculos e 1º campeonato Nacional (1º classificado) APVD (Associação Portuguesa de Varão Desportivo);
– Campeonato Mundial Terragona 2018;
– Campeonato Mundial 2021( virtual) – IPSF (International Pole Sports Federation)
– Pole Art Suiça (Geneve) (2º classificado / 3º classificado)
– Pole Art Itália – Milão / Torino
Trabalha actualmente como Instrutor de Sala e de Aulas de Grupo no Fitness Hut de Almada, e dá aulas de Pole Dance no Jaya Aerial Lab.
Neus Beneyto
YOGA SUSPENSO
A Neus nasceu no Mediterrâneo, é arquitecta de profissão e praticante de yoga desde 2011. Gosta de ter as raízes bem assentes na terra, mas também de desafiar a gravidade. Foi isso que a levou a apaixonar-se pelo Yoga Suspenso, quando em 2016 tomou contacto com a modalidade, no Jaya. Depois de muito praticar e de participar em aulas enquanto aluna, decidiu realizar o curso de instructores. Desde 2021 que pertence à equipa de instrutores do Jaya, onde “tem a sorte de poder partilhar o aprendido nas suas aulas”. É também formada em terapia aquática.
Moana Kettner
POLE DANCE
A viagem da Moana no Pole Dance começou há 9 anos atrás, quando ela entrou na Universidade de Exeter, no Reino Unido. Lá, ela aderiu à sociedade de Pole dance da universidade E começou a participar em demonstrações, shows, e competições.
No ano 2016/2017, co-organizou a South West University Pole Competition.
Treinou com artistas e instrutores como Lorna Walker, Sarah Blackmilk, e Kassia Portas, que tiveram uma grande influência no seu estilo de dança.
Há 4 anos, A Moana fez a certificação para se tornarnstrutora de Pole dance.
Hoje em dia ela dá aulas de Pole dance para Indciados, aulas de vários estilos de coreografia (contemporâneo, floorwork, exótic e chair dance), e aulas de Pole Tricks.
A motivação dela, como instrutora, é que os alunos se divertiram ao máximo possível, ajudá-los a encontrar os seus estilos individuais de dança, e construir uma base forte de acrobacias de pole.