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A Escola

Jaya significa, em Sânscrito, Vitória ou Vitorioso, no sentido de auto-superação. Palavra que esteve presente desde o início deste projeto, que começou num estúdio de yoga e se expandiu para outras áreas desafiadoras da força da gravidade. O sonho de querer “chegar mais alto” conduziu à criação de uma escola que funcionasse como um laboratório de disciplinas aéreas e de desenvolvimento pessoal, onde todos pudessem experimentar e explorar a multi-dimensão espacial destas modalidades e que permitisse aos seus praticantes atingir um estado de Jaya.
O Jaya Aerial Lab é espaço único em Portugal que reúne diversas modalidades aéreas, como Yoga Suspenso, Pole Dance, Trapézio e Tecido Vertical, bem como uma série de outras modalidades, que de alguma forma complementam tipo de práticas (Yoga, flexibilidade, condicionamento físico e dança).

O Jaya Aerial Lab reúne um core de instrutores de excelência, com vasta experiência nas mais diversas áreas, que fazem desta escola um espaço único de aprendizagem e treino, dedicado e direcionado a todos os praticantes (amadores ou profissionais) de modalidades aéreas.

A Direcção

RUI OLIVEIRA COSTA

Em 2009, Rui iniciou a prática regular de Yoga e isso levou-o a alterar por completo a sua perspetiva e filosofia de vida. Rapidamente desenvolveu a sua prática, tornando-se um instrutor de Hatha Yoga, Yoga Aéreo e Acrobacia Aérea de renome a nível nacional e internacional. Detentor de um enorme espírito empreendedor e criativo, Rui fundou e desenvolveu, em 2010, a sua própria linha de yoga aéreo (Yoga Suspenso®) no Jaya Yoga Shala, que foi numa fase inicial um espaço de experimentação no desenvolvimento de programas de ensino de yoga, mas que rapidamente se expandiu para práticas de acrobacia aérea. Em 2014, a vontade de continuar a desenvolver este projeto levou-o à criação de um espaço especializado, com condições únicas e apropriadas à prática de diversas acrobacias aéreas. Assim nasceu o Jaya Aerial Lab.


Os Instrutores

Rui Oliveira Costa

Em 2009, Rui iniciou a prática regular de Yoga e isso levou-o a alterar por completo a sua perspectiva e filosofia de vida. Rapidamente desenvolveu a sua prática, tornando-se um instrutor de Hatha Yoga, Yoga Aéreo e Acrobacia Aérea de renome a nível nacional e internacional.

Detentor de um enorme espírito empreendedor e criativo, Rui fundou e desenvolveu, em 2010, a sua própria linha de yoga aéreo (Yoga Suspenso®) no Jaya Yoga Shala, que foi numa fase inicial um espaço de experimentação no desenvolvimento de programas de ensino de yoga, mas que rapidamente se expandiu para práticas de acrobacia aérea.

Em 2014, a vontade de continuar a desenvolver este projeto levou-o à criação de um espaço especializado, com condições únicas e apropriadas à prática de diversas acrobacias aéreas. Assim nasceu o Jaya Aerial Lab.


Diana Martins

Diana Martins é aerialista, pole dancer e yoguini. Começou por apaixonar-se por Pole Dance em 2012, o que a levou a participar em diversos espectáculos e competições nacionais e internacionais. A sua experiência no Pole Dance fez com que o interesse por modalidades Aéreas despertasse, dando assim início à prática de Yoga Suspenso, Trapézio Estático, Tecido Vertical e Corda.

Completou o Curso de Instrutores de Yoga Suspenso dirigido e leccionado pelo prof. Rui Oliveira Costa em 2015 e formou-se como instrutora de aéreos pela Nymble Arts/NECCA (UK) no mesmo ano, especializando-se em 2016 naquela que hoje é a sua grande paixão, o Tecido Vertical. Desde então, tem-se dedicado ao desenvolvimento e difusão das Artes Aéreas em Portugal, participando em eventos, espectáculos e trabalhando como coordenadora e instrutora no Jaya Aerial Lab.


Luís Fernandes

Luís Fernandes começou a sua prática de Yoga em 1993. Fez formação em Swásthya Yoga em 2002-2003 e em 2004 participou no British Wheel of Yoga Foundation Course (Londres). Em 2012-2013 fez o Yoga Teacher Training pela Yoga Alliance UK. Ainda em 2013 começou a prática de Yoga Suspenso com Rui Oliveira Costa, tendo em Agosto desse mesmo ano feito a formação de ensino em Unnata Aerial Yoga. Procurando sempre melhorar os seus conhecimentos, Luís fez formação em Rainbow Kids Yoga em Outubro de 2014 e em Julho de 2015 concluiu o Curso de Instrutores de Yoga Suspenso em Lisboa, modalidade que ensina no Jaya Aerial Lab.

Ao longo dos anos tem complementado a sua formação com diversos workshops lecionados por instrutores de Portugal, Brasil, Espanha, Reino Unido e Índia.

Tem formação na área da Sociologia, mas atualmente dedica-se em exclusivo  ao ensino e divulgação da prática de Hatha Yoga e Yoga Suspenso.


Sara Romeiro

 

Sara Romeiro, natural de Lisboa, pole dancer e yoguini, começou o seu percurso de yoga no Ashtanga Vinyasa, em 2006. Em 2011, aventurou-se numa viagem à Índia, onde esteve 1 mês em Mysore a praticar com o R. Sharath Jois (neto de Sri K. Pattabhi Jois) e, em Goa, a praticar com o Rolf e Marci Naujokat, ambos professores certificados pelo Sri K. Pattabhi Jois.

Desde então, tem vindo a aperfeiçoar a sua prática pessoal, com a diversos professores de Ashtanga e Hatha Yoga.

Em 2015 tornou-se instrutora certificada de Yoga pela Yoga Alliance. Aqui, surgiu o interesse e a oportunidade de estudar mais sobre o yoga na Gravidez, com a professora Anne Sobotta, especialista em yoga pré-natal.

O pole dance começou em 2008 e, em 2010 começou a leccionar e tem vindo a participar em vários espectáculos. Ao longo destes anos foi participando em workshops com diversos pole dancers de nome, como a Marlo Fisken, Alethea Austin, Bendy Kate, Leign Ann, Marion Crampe, Oona Kivela, Alex Schukin, Daria Che, entre outros, de forma a aperfeiçoar os seus movimentos e conhecimentos técnicos.

 


Teresa Fernandes

teresaTeresa Fernandes tem um percurso profissional focado no movimento. Formou-se em fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e pela Harper Adams University (UK) e é também instrutora de Gyrotonicâ e Gyrokinesisâ.

Com um passado na ginástica desportiva, iniciou-se na dança em 2009, pole dance em 2011 e yoga em 2012, iniciando assim uma prática mais abrangente e participando em vários espetáculos e exibições.Junta-se ao Jaya Aerial Lab como aluna em 2017 e apaixona-se pelo Yoga Suspenso, progredindo na formação, com Rui Oliveira e Costa, e começando a lecionar ainda nesse ano. Em 2018 completou a formação para professores de yoga certificada pela Yoga Alliance UK. Hoje em dia divide-se entre o exercício da Fisioterapia e Gyrotonicâ, e a prática e ensino de modalidades aéreas.


Angélica Evrardangelica

Angélica é licenciada em Artes Cénicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e em Artes do Espectáculo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2010), onde também frequentou o mestrado em Estudos Teatrais.

Desde 2001 que ensina pedagogia do circo aplicada a diversos tipos de formação. Colaborou e participou no espetáculo “EU MAIOR”, no âmbito do Projeto Geração Soma desenvolvido pela VO’ARTE.
Em Portugal trabalha como performer e acrobata aérea em diversas companhias e produtoras desde 2007.
É professora de Trapézio Estático, Lira e das aulas de Aerial Teens e Jaya Kids no Jaya Aerial Lab, em Lisboa.

 

 


Silvestre Vendrell

Silvestre Vendrell é um ginasta federado, que, apesar da sua tenra idade, já contou com inúmeras participações em campeonatos Nacionais e Internacionais, sagrando-se campeão em alguns deles.

Entrou recentemente no mundo do circo com a participação em espectáculos de acrobacia e dedicou-se ao ensino de equilíbrios, em especial o pino, trabalhando como instrutor no Jaya Aerial Lab.

 


Sarah Pires

Sarah Pires nasceu em Paris, estudou o Ballet dos 5 aos 20 anos nosarah Conservatório em França. Depois, duma pausa com a dança, descobriu o Pole Dance em 2013, modalidade por qual rapidamente se apaixonou!

Participou em várias espectáculos e competições em Portugal e no estrangeiro. Foi vencedora do Pole Art Portugal, na categoria
Amador, em 2016, finalista do Pole Theatre Switzerland e do Pole Art Spain, na categoria Semi-Pro em 2017 e finalista do Pole Art Portugal, na categoria Pro em 2018.

Ensina Pole Dance desde 2017 e participou em várias formações e workshops com Pole Dancers internacionais com o objectivo de melhorar os seus conhecimentos na modalidade.

O estilo da Sarah é marcado pela leveza e a emoção. Além dos elementos técnicos, gosta de ensinar a dançar com paixão!

REGRAS DE FUNCIONAMENTO DO JAYA AERIAL LAB

  • A inscrição no Jaya Aerial Lab implica o pagamento do valor da inscrição, bem como do cartão de acesso à escola.
  • Qualquer pessoa poderá frequentar aulas experimentais de todas as modalidades, única e exclusivamente nos níveis iniciados ou numa “Aula Experimental” específica, organizada e agendada pelo Jaya Aerial Lab.
  • As aulas experimentais estão reservadas a pessoas que efectivamente nunca tiveram contacto nem realizaram aulas das modalidades existentes no Jaya Aerial Lab.
  • Após a aula experimental, caso o aluno efectue a sua inscrição no Jaya Aerial Lab num prazo de 7 dias, o valor da mesma será descontado no preço da inscrição.
  • As aulas avulso têm a validade de 1 mês, a partir da data da sua compra.
  • Caso o aluno não consiga usufruir a aula dentro do período de validade estipulado, o valor da mesma não será reembolsado.
  • As mensalidades são para uso pessoal do aluno, sendo dessa forma intransmissíveis a terceiros.
  • A mensalidade de “Aéreos” incluem: Yoga Suspenso®, Pole Dance, Vertical Fabrics e Static Trapeze.
  • A mensalidade de “Yoga & Aulas Complementares” incluem:Dynamic Yoga, Prenatal Yoga, Soft Yoga, Yoga Dance, Yoga Balances, Aerial Conditioning, Bharata Natyam, Flexibility, Hoop Dance e Odissi.
  • A mensalidade para as aulas das “Crianças” inclui: Jaya Kids.
  • A mensalidade combinada 2x/semana inclui: 1 aula de “Aéreos” + 1 aula de “Yoga & Aulas Complementares”, por semana. A mensalidade combinada 4x/semana inclui: 2 aulas de “Aéreos” + 2 aulas de “Yoga & Aulas Complementares”, por semana.
  • O pagamento de qualquer mensalidade é feito por débito directo. Existe a possibilidade de efectuar pronto pagamento na recepção, na condição de efectuar o pronto pagamento de duas mensalidades, seguindo-se posteriormente o pagamento da mensalidade, mês a mês.
  • O aluno pode proceder ao cancelamento do débito direto em qualquer altura do ano letivo. Para tal deverá comunicar o pedido de cancelamento directamente na recepção da escola ou via e-mail (jayaerialab@gmail.com) até ao dia 15 do mês anterior ao termino do débito direto (ou seja, caso pretenda cancelar o débito direto a partir do mês de Fevereiro deverá comunicar até ao dia 15 de Janeiro). No caso do pagamento feito directamente ao balcão, cancelamento ou suspensão da mensalidade (ou de qualquer suplemento) deve ser comunicado junto da recepção ou por e-mail com um mês de antecedência.
  • O regime de mensalidade implica que o aluno pertença a uma turma específica (dia/horário específico), no mínimo durante o período de um mês. Assim sendo, o aluno fica automaticamente inscrito e com a sua vaga garantida, não havendo a necessidade de fazer a reserva do seu lugar na aula.
  • No regime de mensalidade o aluno não pode efectuar compensações de aulas, ou seja, se o aluno faltar à aula não poderá compensá-la.
  • Sempre que, por qualquer motivo, o aluno pretenda mudar de turma (dia/horário), deverá informar a escola, junto da recepção ou por email (jayaerialab@gmail.com), até ao final do mês que antecede a mudança (ou seja, caso pretenda mudar de turma no mês de Fevereiro deverá comunicar até ao final do mês de Janeiro).
  • Os packs de aulas, são para uso pessoal do aluno, sendo dessa forma intransmissíveis a terceiros.
  • Os packs de aulas de “Aéreos” incluem: Yoga Suspenso®, Pole Dance, Vertical Fabrics e Static Trapeze.
  • Os packs de aulas de “Yoga & Aulas Complementares” incluem: Dynamic Yoga, Prenatal Yoga, Soft Yoga, Yoga Dance, Yoga Balances, Aerial Conditioning, Bharata Natyam, Flexibility, Hoop Dance e Odissi.
  • O pack combinado de 10 aulas inclui: 5 aulas de “Aéreos” + 5 aulas de “Yoga & Aulas Complementares”.
  • Não é permitido efetuar trocas de aulas entre packs diferentes.
  • É da responsabilidade do aluno ter atenção à validade dos packs. Caso não consiga usufruir de todas as aulas, dentro do período de validade estipulado, o valor das mesmas não será reembolsado.
  • Os packs de 5 aulas (de “Aéreos” ou de “Yoga & Aulas Complementares”) têm a validade de 2 meses.
  • Os packs de 10 aulas (de “Aéreos”, de “Yoga & Aulas Complementares” ou Combinado) têm a validade de 4 meses.
  • No caso dos packs, para frequentar as aulas o aluno deve fazer o seu registo na área de cliente (Menu — “Marcar Aulas”) e fazer a reserva do seu lugar nas aulas desejadas através da sua conta pessoal na área de cliente, com a maior antecedência possível de modo a garantir a sua vaga.
  • O aluno pode cancelar aulas com o mínimo de 6 horas de antecedência. Se assim o fizer poderá reutilizar esse crédito, inscrevendo-se em qualquer outra aula que esteja incluída no respectivo pack. Caso não o faça perderá o crédito da aula, não sendo este reembolsado.
  • A reserva de lugar e o seu cancelamento, são da responsabilidade do aluno — através da área de cliente. A escola limita-se a registar alunos nas aulas nos 30 minutos que antecedem a hora de inicio da aula.
  • O aluno pode cancelar aulas (avulso, dos packs e privadas) com o mínimo de 6 horas de antecedência. Se assim o fizer poderá reutilizar esse crédito inscrevendo-se em qualquer outra aula que esteja incluída no respectivo pack. Caso não o faça perderá o crédito da aula, não sendo este reembolsado.
  • O Jaya Aerial Lab poderá proceder ao cancelamento de aulas até 3 horas antes do seu início, caso não se verifique o número mínimo de alunos para que a aula se realize. Em situações deste tipo, os alunos que estavam inscritos serão contactados e informados do cancelamento da aula e os seus créditos serão repostos.
  • O aquecimento é um dos momentos mais importantes da aula, em que o corpo é preparado para os exercícios que vai executar. Por isso, em caso de atrasos superiores a 10 minutos o instrutor reserva-se ao direito de negar a entrada do aluno na aula. Se assim acontecer o aluno perde a aula, não tendo o direito nem de a compensar, nem de ser reembolsado. Assim, o aluno deve chegar atempadamente para conseguir equipar-se e estar preparado para começar a aula dentro do horário estipulado. A pontualidade é não só uma questão de segurança do aluno, mas também uma questão de respeito quer pelos instrutores quer pelos colegas.
  • O aluno deverá trocar de roupa/calçado sempre dentro dos balneários do Jaya Aerial Lab e deverá levar consigo todos os seus bens para a sala de aula. Caso opte por deixar algum pertence no balneário a escola não se responsabilizará pelo mesmo.
  • É expressamente proibido o uso de roupa/calçado de rua dentro dos estúdios, bem como acessos aos mesmos.
  • O aluno deverá ter um comportamento respeitoso para com os instrutores e colegas, contribuindo dessa forma para o bom funcionamento e ambiente da aula. Qualquer comportamento desrespeitoso para com um instrutor/colega será reprovado pelo Jaya Aerial Lab.
  • O aluno deve zelar pela correta utilização do equipamento que o estúdio disponibiliza. Em caso de dano por parte do aluno, a escola reserva-se ao direito de exigir o pagamento da reparação ou reposição do equipamento.
  • É expressamente proibido o uso de roupa/calçado de rua dentro dos estúdios e acessos aos mesmos.
  • À exceção de garrafas de água, não é permitido consumir qualquer tipo de comida ou bebida dentro dos estúdios.
  • Sugerimos que o aluno não utilize o telemóvel durante a aula, de forma a não interferir com o normal funcionamento da mesma.
  • Por questões de segurança e privacidade de todos os alunos, só é permitido filmar e fotografar no final da aula, com a devida autorização do instrutor.
  • O aluno pode alugar um estúdio única e exclusivamente para uso pessoal e não para fins lucrativos. A reserva/pagamento do mesmo deverá ser efetuada junto da recepção.
  • O aluno que efetua o aluguer de um estúdio deve ter em mente que o mesmo poderá ser usado, durante o mesmo período de tempo, por outros utilizadores.
  • No fim da utilização do espaço o aluno deverá deixar todos os equipamentos e materiais arrumados, a sala limpa e apresentável e todos os aparelhos eletrónicos desligados.
  • O cancelamento do aluguer do estúdio deve ser efetuado com o mínimo de 12 horas de antecedência. Caso não o faça, o valor da reserva do aluguer não será reembolsado.

Aulas

 

AÉREOS

Yoga Suspenso®

O Yoga Suspenso® é uma prática de yoga que utiliza o tecido aéreo como aparelho complementar. O tecido encontra-se suspenso pelas duas extremidades, em forma de “baloiço”, o que permite ao aluno um apoio do corpo mais eficaz e facilita a prática de asanas (posturas corporais). A prática do Yoga Suspenso® tem como principais benefícios a melhoria da mobilidade articular, força muscular, flexibilidade e da consciência corporal e espacial, sendo assim uma excelente modalidade devido à sua forte componente terapêutica.

O Yoga Suspenso® foi desenvolvido pelo Rui OC.

Níveis e Lotação de estúdio

As aulas de Yoga Suspenso® estão organizadas por níveis de dificuldade técnica:

  • Nível 1: é um nível iniciado onde é feito uma primeira introdução ao aparelho de yoga suspenso. O aluno aprende a interagir com o tecido, de forma segura e divertida, desenvolvendo confiança na prática de invertidas em suspensão total a 120 cms de altura. As aulas de nível 1 ajudam no fortalecimento muscular, descompressão articular, alongamento, relaxamento e concentração.
  • Nível 2: é um nível intermédio onde o aluno aprende a dominar as transições entre posições bem como as entradas e saídas no aparelho, de forma segura, controlada e fluida; aprende também a desenvolver confiança na prática de invertidas em suspensão total a 200 cms de altura. As aulas de nível 2 ajudam no desenvolvimento da força muscular, flexibilidade, equilíbrio e propriocepção. (Nota: como pré-requisito para fazer aulas de nível 2, o aluno terá de saber executar controladamente invertidas em suspensão total a 120 cms de altura, bem como sentir-se confortável com técnicas realizadas em cima do tecido).
  • Nível 3: é um nível de prática mais avançada onde o aluno aprende a executar sequências de maior duração com movimentos e posições acrobáticas tecnicamente mais difíceis, em tecidos elevados a 200 cms de altura. As aulas deste nível ajudam a desenvolver a consciência corporal, expressão pessoal e artística, bem como a confiança mental. (Nota: como pré-requisito para fazer aulas de nível pro, o aluno terá de saber executar controladamente transições entre posições, entradas e saídas no tecido, invertidas em suspensão total a 200 cms de altura e todas as acrobacias de nível 2).

Atenção: é da responsabilidade do instrutor fazer uma avaliação do nível técnico do aluno, aconselhando-o a frequentar o nível mais adequado à sua condição física.

Número de tecidos: 12.

Número máximo de alunos: 12 (1 aluno por tecido).


Lyra (AKA Aerial Hoop)

liraEsta é uma aula de nível aberto, adequada tanto a alunos iniciados como alunos mais experientes em lira.
A Lira tem como característica especial proporcionar a  rotação no ar no seu eixo de apoio e o exercício de movimentos circulares contínuos.

Os participantes terão oportunidade de se familiarizarem com o aparelho, explorar técnicas básicas de acrobacia aérea, experimentar as dinâmicas de rotação que o aparelho oferece, criar pequenas sequências coreográficas e trabalhar a improvisação do movimento aéreo.


Pole Dance

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O Pole Dance (Dança do Varão) é uma modalidade que nasceu da fusão de movimentos de vários estilos de dança e movimentos acrobáticos. No Pole Dance utiliza-se um aparelho composto por um tubo de metal, disposto na vertical, no qual o aluno aprenderá a combinar e desenvolver várias capacidades (flexibilidade, força muscular, coordenação, graciosidade, autoconfiança, etc.), executando diversos exercícios acrobáticos aliados à dança, no varão e fora dele. Destina-se a todas as pessoas. Basta ser um apaixonado(a) pelo Pole Dance para praticar esta dança.

Níveis e Lotação de estúdio

As aulas de Pole Dance estão organizadas por níveis de dificuldade técnica:

  • Nível 1: é um nível iniciado onde é feito a introdução às bases técnicas de dança à volta do varão e fora dele. (Nota: como pré-requisito para fazer aulas de nível 1, primeiro o aluno terá de frequentar uma aula de introdução ao pole dance – aula experimental).
  • Níveis 2 e 3: são níveis intermédios nos quais se inicia o ensino da componente mais técnica/acrobática do Pole Dance (subidas, vôos, inversões, etc.). (Nota: como pré-requisito para fazer aulas de nível 2, o aluno deverá saber executar as bases de dança no varão e fora dele; como pré-requisito para fazer aulas de nível 3, o aluno deverá saber executar subidas simples no varão, acrobacias que não exigem inversão e vôos base).
  • Níveis 4: nível avançado no qual a técnica/acrobacia já exige uma maior dificuldade e no qual se ensina também formas de combinar a componente técnica com a dança de forma segura e fluida. (Nota: como pré-requisito para fazer aulas de nível 4, o aluno deverá saber executar vôos combinados e de maior dificuldade técnica, inversões base a partir do chão, outside/inside leg hang e ter capacidade física para executar sequências de combos de 1 a 2 minutos).

Atenção: é da responsabilidade do instrutor fazer uma avaliação do nível técnico do aluno, aconselhando-o a frequentar o nível mais adequado à sua condição física.

Número de varões: 6.

Número máximo de alunos: 12 (2 alunos por varão).


Pole’ography

poleographyO Pole’ography é uma aula direccionada a praticantes de Pole Dance que, independentemente do seu nível técnico, gostam de dançar. Vem aprender uma coreografia personalizada e desenvolvida de maneira a aumentar o teu vocabulário de movimentos, tanto no aparelho como no chão. Esta aula ajuda a melhorar a musicalidade, linhas e expressão corporal no Pole Dance.


Aerial Silks

Vertical Fabrics (Tecido Vertical) é uma modalidade que utiliza um tecido acrobático suspenso na vertical por uma extremidade. Nas aulas desta modalidade o aluno aprenderá a executar subidas/descidas, poses, quedas, entre outros exercícios de força/flexibilidade, criando linhas fortes e elegantes.

Níveis e Lotação de estúdio

As aulas de Vertical Fabrics estão organizadas por níveis de dificuldade técnica:

  • Nível 1: são aulas para alunos iniciantes focadas em construir a base da prática de Tecido Vertical. Neste nível os alunos aprenderão a fazer subidas básicas, chaves de pé e cintura, progredindo posteriormente para várias posições estáticas, inversões e enroladas simples.
  • Nível 2: são aulas para alunos que já frequentaram o nível I e que têm consolidadas as bases técnicas desta modalidade. Neste nível o aluno irá progredir na execução de exercícios de maior dificuldade e complexidade, aprender sequências com figuras estáticas bem como as primeiras bases para desenroladas mais complexas e quedas (drops) simples. (Nota: como pré-requisito para fazer aulas de nível 2, o aluno deverá saber executar subidas clássica e russa com ambos os pés, chave de pé e de cintura a partir do ar, invertida a partir do ar com e sem croché nas pernas, curva no tecido fechado com a perna do mesmo lado ou perna do lado oposto do tecido, crucifixo e arabesque).
  • Nível 3: são aulas adequadas a alunos com uma prática avançada e bastante confortáveis e confiantes no aparelho. Neste nível o ensino está focado no aperfeiçoamento de transições entre posições, quedas compostas e trabalho coreográfico. (Nota: como pré-requisito para fazer aulas de nível pro, o aluno deverá dominar a execução de invertidas a partir do ar com pernas esticadas com o tecido junto ou entre o tecido, chave de cintura de pernas esticadas, quedas simples e desenroladas básicas. O aluno deverá ter capacidade física para sequências de 3 a 4 minutos).

Atenção: é da responsabilidade do instrutor fazer uma avaliação do nível técnico do aluno, aconselhando-o a frequentar o nível mais adequado à sua condição física.

Número de tecidos: 6

Número máximo de alunos: 12 (2 alunos por tecido)


Static Trapeze

Static Trapeze (trapézio estático) é uma barra horizontal suspensa por duas cordas. Nas aulas desta modalidade o aluno aprenderá a executar poses, acrobacias e movimentos por baixo da barra, em cima da barra e também nas cordas.

Níveis e Lotação de estúdio

  • Nível aberto: aberto a todos os níveis.
  • Nível 1: são aulas para alunos iniciantes focadas em construir a base da prática de Trapézio. Neste nível os alunos aprenderão a fazer subidas na barra, equilíbrios de barriga e costas, figuras estáticas e pequenas sequências. (Nota: como pré-requisito para fazer aulas de nível 1, primeiro o aluno terá de frequentar uma aula de introdução aos aéreos – aula experimental).
  • Nível 2: são aulas para alunos que já frequentaram o nível I e que têm consolidadas as bases técnicas desta modalidade. Neste nível o aluno irá progredir na execução de exercícios de maior dificuldade, aprender sequências mais complexas com figuras estáticas e dinâmicas (técnicas com beats), assim como construir bases para giros e quedas (drops) simples. (Nota: como pré-requisito para fazer aulas de nível 2, o aluno deverá ser capaz de movimentar-se confortavelmente no aparelho, manter-se sentado, em equilíbrio e em poses acima ou abaixo da barra).

Atenção: é da responsabilidade do instrutor fazer uma avaliação do nível técnico do aluno, aconselhando-o a frequentar o nível mais adequado à sua condição física.

Número de trapézios: 4

Número máximo de alunos: 12 (3 alunos por trapézio)


YOGA & AULAS COMPLEMENTARES

Dynamic Yoga

Dynamic Yoga (Yoga Dinâmico) é uma modalidade na qual o aluno aprende a combinar o correto alinhamento das asanas (posturas corporais) e a passagem entre elas, promovendo a fluidez e o sincronismo do movimento com a respiração. A prática de yoga dinâmico promove estabilidade, força, leveza, tranquilidade e uma maior clareza mental. Ao focar a mente no corpo o aluno aprende a aprofundar a consciência interna, harmonizando o fluxo de energia vital.

Níveis e Lotação de estúdio

As aulas de Dynamic Yoga estão organizadas por níveis de dificuldade técnica:

  • Nível 1: é um nível iniciado no qual os alunos são apresentados e familiarizados com o sistema de hatha yoga, através da prática de posições (asanas), onde o corpo se movimenta em sincronismo com a respiração, produzindo a quietude mental característica desta prática. Neste nível os alunos aprendem diferentes sequências generalistas, como a Saudação ao Sol (Surya Namaskar) e retorno ao centro (Yoga Nidra).
  • Nível 2: é um nível intermédio no qual os alunos aprendem sequências mais dinâmicas (Vinyasa), com posições mais complexas e desafiantes, como a prática de invertidas sobre os ombros ou cabeça. Neste nível é feito uma introdução aos selos energéticos (Bandhas), pontos de foco (Drishtis), exercícios energéticos com respiração (Pranayama), com visão (Trataka) e de relaxamento (Yoga Nidra).
  • Nível Pro: é um nível mais avançado no qual os alunos aprendem sequências com posições de maior dificuldade técnica, que exigem mais força, flexibilidade, equilíbrio e controlo corporal, tais como apoio de cabeça, ombros, cotovelos e mãos. Neste nível os alunos aprendem práticas de purificação (Kriyas), vocalização (Mantras) e gestos (Mudras), bem como técnicas de controlo dos sentidos (Pratyahara), foco da atenção (Darana) e meditação (Dhyana).

Atenção: é da responsabilidade do instrutor fazer uma avaliação do nível técnico do aluno, aconselhando-o a frequentar o nível mais adequado à sua condição física.

Níveis e Lotação de estúdio

Nível: aberto.

Número máximo de alunos: 20


Handstand Lab

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Esta aula está totalmente focada no desenvolvimento de condição física (core, braços e ombros) e preparação para o treino de equilíbrios, na sua plenitude. Equilíbrio na cabeça, cotovelos, mãos, entre outros apoios, em diferentes bases de sustentação.

Níveis e Lotação de estúdio

Nível: aberto.

Número máximo de alunos: 20.


Aerial Conditioning

Aerial Conditioning são aulas de treino de condição física específica para as diversas modalidades aéreas existentes na escola. O treino de condição física é essencial e imprescindível para um adequado desenvolvimento da força muscular e estabilidade articular bem como para uma melhor compreensão do funcionamento da biomecânia corporal. Este treino oferece ao aluno mais força e consciência corporal para que possa executar de forma controlada e fluida as várias técnicas/acrobacias das diferentes modalidades aéreas, contribuindo assim para uma evolução técnica mais rápida e eficaz como também na prevenção de lesões.

Níveis e Lotação de estúdio

Nível: aberto.

Número máximo de alunos: 20.


Bharata Natyam

_y5a4136O Bharata Natyam, dança clássica do Sul da Índia, é considerado pelos Historiadores como o estilo de Dança Académico mais antigo do mundo.

Na Índia, a palavra «bailarino» engloba igualmente o sentido de «ator». O trabalho de interpretação e o de técnica são inseparáveis. Esta aproximação específica à dança indiana enriquece de forma significativa o bailarino na sua formação e cultura geral. «… não existe conhecimento, sabedoria, arte, nem mesmo Yoga ou ação que não se manifeste nesta dança.»
Natya Shastra (l, 14-15), sec. IV a.C.

Entre os oito grandes estilos de dança da Índia, o Bharata Natyam é o mais antigo. A tradição deste estilo manteve-se no sul da Índia durante longos séculos, preservada por várias gerações de mestres de dança e de bailarinas sagradas que viviam nos templos, as «devadasis». Estas realizavam uma oferenda quotidiana sob a forma de danças rituais, componente primordial do culto hinduísta.

Esta arte milenar continua a ser transmitida às bailarinas atuais, existindo várias escolas. A mais célebre, a de Pandanallur, é também a mais exigente, pois os saltos, as flexões profundas das pernas, as posturas de equilíbrio, os amplos movimentos e deslocamentos, a precisão minuciosa das linhas e a complexidade dos passos requerem não só graça, mas também força e resistência. É necessário um treino bastante rigoroso e prolongado para se adquirir a técnica indispensável, bem como a linguagem gestual dos «hastas», representação visual dos poemas e dos hinos cantados em sânscrito, em telugu, em tamoul ou em kannada.
Trata-se sempre de composições de grandes poetas, homens santos e místicos, cujas obras são transmitidas de geração em geração desde há séculos.

Nesta aula os alunos descobrirão a arte do Bharata Natyam como método baseado numa formação contínua através de aulas regulares, o que lhes permitirá alcançar uma boa colocação corporal a longo prazo e desenvolver uma técnica de base estável, com o objectivo de aprender coreografias.

 


Flexibility

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Flexibility (Flexibilidade) é uma aula na qual o aluno aprende técnicas de treino de flexibilidade de forma adequada e segura. As aulas são de nível aberto e têm como objetivo ajudar o aluno a melhorar a sua amplitude articular em particular, melhorar a sua flexibilidade em geral, contribuir para uma evolução técnica mais rápida e eficaz e prevenir lesões.

Níveis e Lotação de estúdio

Nível: aberto.

Número máximo de alunos: 20.


KIDS

Jaya Kids

Jaya Kids é uma aula para crianças de idades entre os 6 e os 13 anos, onde é feita uma introdução à acrobacia aérea (Tecido Vertical, Trapézio, Lira e Corda), bem como acrobacias de solo.

A prática desta disciplina traz benefícios não só a nível físico, como psíquico e social das crianças:

– Desenvolve a coordenação motora, força muscular e flexibilidade;

– Aumenta a auto-estima, auto-confiança e autonomia das crianças;

– Desenvolve a criação de relações interpessoais, laços de amizade, formas de interação, promovendo o espírito de equipa e a partilha de ideias/sentimentos, tornando as crianças mais “ricas” e felizes.

Níveis e Lotação de estúdio

Nível: aberto.

Número máximo de alunos: 12.


Jaya Teens

Jaya Teens é uma aula especialmente dirigida a adolescentes com idades entre os 13 e os 17 anos.
Serão dadas técnicas de Tecido Vertical, Trapézio, Lyra e Corda.

Níveis e Lotação de estúdio

Nível: aberto.

Número máximo de alunos: 12.


Outros Programas

Jaya Kids Camp

O Jaya Kids Camp é um campo de férias repleto de atividades para crianças, dos 4 aos 12 anos. Uma forma segura, divertida, saudável e pedagógica das crianças ocuparem os tempos livres nos períodos de férias da escola. Os objetivos do Jaya Kids Camp são:

– Potenciar o desenvolvimento físico e psíquico das crianças/jovens;

– Fomentar a autonomia, iniciativa e a criatividade;

– Desenvolver a capacidade de cooperação e espírito de equipa;

– Promover relações humanas de solidariedade entre os participantes;

– Sensibilizar os participantes para questões ambientais;

– Estimular o desenvolvimento da capacidade exploratória e criativa através do contacto direto com a natureza.

– Proporcionar momentos de convívio, lazer e divertimento.


Jaya Intensive Training

O “Jaya Intensive Training” é um treino intensivo de 6 dias consecutivos, onde o aluno poderá frequentar ilimitadamente todas as aulas existentes em horário. É uma excelente oportunidade para experimentar diferentes modalidades, treinar, aprender e crescer. Com este treino intensivo o Jaya Aerial Lab pretende oferecer uma experiência única que visa fortalecer e desenvolver não só várias capacidades de treino bem como inspirar e fazer crescer a paixão pela prática das diversas modalidades que esta escola oferece.

O “Jaya Intensive Training” é também direcionado a praticantes de todas as parte do mundo que queiram viver uma experiência única de treino e aprendizagem, com instrutores de excelência, numa escola ímpar, no coração da bela cidade de Lisboa.


Jaya Stage

“Jaya Stage” é um programa trimestral que pretende desenvolver a fusão entre diferentes modalidades aéreas e diferentes estilos de dança. Este programa tem como objetivo incentivar a colaboração entre professores de diferentes artes performativas, incutir nos alunos o interesse pela prática de diferentes modalidades num contexto mais artístico e tem como objetivo final a criação de performances a serem apresentadas num espetáculo no final do programa.

Níveis e Lotação de estúdio

Nível: aberto.

Número máximo de alunos: 20 (por bloco).

 

 

Horários

Clique para ampliar.

Preços

copia-de-prec%cc%a7ario-1Nota: Condições de pagamento e as regras de funcionamento da escola poderão ser consultadas no menu “SOBRE” (A Direcção).

Eventos

Non enim, si omnia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Laboro autem non sine causa; Putabam equidem satis, inquit, me dixisse. Nam et complectitur verbis, quod vult, et dicit plane, quod intellegam; Consequentia exquirere, quoad sit id, quod volumus, effectum. Duo Reges: constructio interrete. Nihil minus, contraque illa hereditate dives ob eamque rem laetus. At coluit ipse amicitias.

Nam Pyrrho, Aristo, Erillus iam diu abiecti. Nam de isto magna dissensio est. Quasi ego id curem, quid ille aiat aut neget. Sed non alienum est, quo facilius vis verbi intellegatur, rationem huius verbi faciendi Zenonis exponere. Non modo carum sibi quemque, verum etiam vehementer carum esse?

  • Cum autem negant ea quicquam ad beatam vitam pertinere, rursus naturam relinquunt.
  • Nunc omni virtuti vitium contrario nomine opponitur.
  • Ita graviter et severe voluptatem secrevit a bono.
  • Quodcumque in mentem incideret, et quodcumque tamquam occurreret.

Atque ab his initiis profecti omnium virtutum et originem et progressionem persecuti sunt.

Primum in nostrane potestate est, quid meminerimus? Quamquam id quidem, infinitum est in hac urbe; An me, inquis, tam amentem putas, ut apud imperitos isto modo loquar? Apud ceteros autem philosophos, qui quaesivit aliquid, tacet; Fortitudinis quaedam praecepta sunt ac paene leges, quae effeminari virum vetant in dolore. Num quid tale Democritus? Hanc quoque iucunditatem, si vis, transfer in animum;

Expectoque quid ad id, quod quaerebam, respondeas.

Ergo adhuc, quantum equidem intellego, causa non videtur fuisse mutandi nominis. Nunc omni virtuti vitium contrario nomine opponitur. Si longus, levis. Aliter enim nosmet ipsos nosse non possumus. Quae cum essent dicta, discessimus. His enim rebus detractis negat se reperire in asotorum vita quod reprehendat. Ea possunt paria non esse. Mihi enim satis est, ipsis non satis. At ille pellit, qui permulcet sensum voluptate. Erat enim Polemonis.

Agenda

Aerial Silks Workshop w/ Simon Wood: BEATS, ROLLS & DROPS

72677134_936491086715991_5538810887441219584_oSimon Wood will be visiting Jaya in November and will be leading an amazing Aerial Silks Workshop! Don’t miss the opportunity to learn from this amazing international performer and teacher.

Beats, Rolls & Drops
INT./ADV. level

This workshop will provide an extensive introduction to beat technique and rolling techniques, as well as including some more difficult drops and sequences. Beat technique will explore use of momentum and swing to make your movements in the efficient, as well providing new pathway transitions in and out of previously-learned skills and laying the foundation for the harder catch-and-release dynamic tricks. Rolling technique aims to provide an introduction to ways and methods of rolling both up and down the silks. Participants should be able to comfortably and repeatedly invert at height and have a firm grasp of basic moves on both sides such as catchers and hip lock.

Price: 70€ (IVA inc.)

When: 23rd November
from 15h to 18h

Info & Booking: jayaerialab@gmail.com

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MORE ABOUT SIMON:
Simon Wood is an international performer and teacher, primarily based in London, UK. Having first started circus at Lunar Circus in Australia, he has since also trained in the UK, Italy and Sweden. Recently, he has just finished performing in Australia at the Western Australian Circus Festival and Perth Fringe Festival. His class takes different techniques and skills from his training around the world and melds them with influences taken from acrobatics, ballet, jazz and contemporary dance and yoga.


  Curso de Instrutores de Yoga Suspenso

CURSO_INSTRUTORES_YSQueres ser instrutor(a) de Yoga Suspenso?
Esta é a tua oportunidade! Vem fazer formação na modalidade que está a conquistar cada vez mais praticantes.
O Yoga Suspenso é a linha de yoga aéreo pioneira em Portugal, fundada e desenvolvida pelo professor Rui Oliveira Costa, com uma componente multidisciplinar, que combina técnicas de Hatha Yoga, Yoga Restaurativo, Condicionamento Físico e das Artes Aéreas.
Ao completar este curso, os formandos ficam habilitados a leccionar aulas de Yoga Suspenso de Nível 1, podendo exercer a sua actividade em estúdios, escolas e ginásios.

REQUISITOS MINIMOS:
– 10 aulas de Yoga Suspenso no Jaya Aerial Lab
– Curso Prático de Yoga Suspenso (Outubro 2019)
– Ser instrutor de Yoga ou praticante avançado.

PROGRAMA:
– Raizes do Yoga Suspenso;
– Posições, movimentos e transições do Yoga Suspenso;
– Metodologias de ensino;
– Construção de sequências;
– Alinhamento, ajuste e técnicas de segurança nas posições;
– Instrução e técnicas de condução de aula;
– Condicionamento fisico e prática restaurativa;
– Anatomia no Yoga Suspenso;
– Montagens, Segurança e Conforto dos alunos;
– Exame prático de Instrutores;
– Entrega de Diploma e encerramento.

CARGA HORÁRIA:
Novembro / Dezembro – 48 horas
4 fins de semana: 44 horas + 4 horas de estágio e exame
Sábados das 14 – 18 (4h)
Domingo das 10 às 13 e 14 às 18 (7h)
Estágio e Exame durante a semana.

DATAS:
16 e 17 de Novembro 2019
23 e 24 de Novembro 2019
7 e 8 de Dezembro
14 e 15 de Dezembro

Estágio e Exame em dias e horário a definir, na semana entre 16 a 20 de Dezembro.

PREÇO:
Curso – 980€
Pronto pagamento até 20 de Setembro – 900€
Tecido de Yoga Suspenso (Exclusivo para participantes do Curso) – 100€

*Todos os preços têm IVA incluído.*

Lugares limitados!

INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
A inscrição fica feita após o pagamento total ou parcial do Curso.

O pagamento faseado:
– 25% no acto da inscrição
– 25% até 30 de Setembro
– 25% até 31 de Outubro
– 25% até 30 de Novembro

Inscrições: jayaerialab@gmail.com
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SOBRE O FORMADOR, RUI OLIVEIRA COSTA:
Em 2009, Rui iniciou a prática regular de Yoga e isso levou-o a alterar por completo a sua perspectiva e filosofia de vida. Rapidamente desenvolveu a sua prática, tornando-se um instrutor de Hatha Yoga, Yoga Aéreo e Acrobacia Aérea de renome a nível nacional e internacional.

Detentor de um enorme espírito empreendedor e criativo, Rui fundou e desenvolveu, em 2010, a sua própria linha de yoga aéreo: o Yoga Suspenso®. Desde então desenvolveu Cursos Intensivos, Workshops e Cursos de Instrutores, formando inúmeros profissionais, hoje professores de Yoga Suspenso.


Intro to Vertical Dance, with Natália Cerqueira

verticaldance

Vertical Dance is a form of suspended bodywork using climbing harnesses and ropes transforming walls on a dance floor, creating new surfaces of contact and possibilities of movement while rediscovering spacial awareness and reconfiguring directions for the tension between gravity and suspended bodies.

Program:
-Ground full body warm up and rope work briefing.
-Fundamentals on verticality principles, rope works and body alignment.
-Exploring movements on rope, on the wall and inversions.
-Introduction to dynamic movements, basic pendulums and jumps.
-Flowing through music and basic movement sequences and choreographies.

Recommended for: beginners

When: Dec. 7th, 15h – 18h

Price: 50€ (IVA incl.)

What to bring: multiple layers of clothes for waste/hip area and soled shoes for wall grip.

Limited spots: only 8 spots available!

Booking: jayaerialab@gmail.com

(No refunds will be made after registration).


Campo de Férias JAYA – Férias de Natal

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O seu filho vai querer entrar no mundo ✨ JAYA ✨, onde há acrobatas fascinantes e astutos, onde não serão os fatos nem as luzes que brilham, mas sim os olhos dos artistas.
Através das artes circenses o seu filho irá conhecer e aprender técnicas simples de movimentos de acrobacia aérea, observar normas de segurança individuais e colectivas, desenvolver capacidades de comunicação corporal e criativas.

O JAYA KIDS CAMP abrirá um leque de possibilidades a nível do desenvolvimento motor, social e nos valores individuais e coletivos da criança.

Conteúdos a desenvolver:
– Acrobacias aéreas: Tecido Vertical, Trapézio, Lira e Tecido Marinho
– Acrobacias no solo
– Interpretação e teatralidade
– Dança e movimento

***IDADES***
Crianças dos 6 aos 15 anos

***DATAS e HORÁRIOS***
18 a 20 de Dezembro
das 8h30 às 17h30

8h30 – 9h15 — Recepção das Crianças
9h15 – 12h30 — Actividades
12h30 – 14h — Pausa para Almoço
14h – 15h30 — Actividades
15h30 – 16h — Pausa Lanche
16h – 17h — Actividades
17h – 17h30 — Entrega das crianças aos pais

***ONDE***
JAYA AERIAL LAB
Rua da Escola de Medicina Veterinária 15/17
Saldanha/Picoas/Estefânia
LISBOA

***PREÇO***
1 dia – 35€
3 dias – 85€
(10% desconto para irmãos)

Fornecimento de Almoços – 24€/semana, inclui bebida (limonada, chá ou água), prato principal e fruta.

Após inscrição, não são feitas devoluções em caso de desistência.

Inscrições: jayaerialab@gmail.com

Inscrições abertas APENAS ATÉ 11 de DEZEMBRO.


Intensive: Intro to Aerial Silks

aerialsilksAerial Silks offers you a graceful way to express yourself as you climb and wrap your body in the silks, creating strong and elegant lines. Come experiment in a new freedom as you leave the ground and challenge your body and mind to move like never before.

This is the best way to launch into your aerial practice! In this 4 week workshop series, you will begin building strength while learning the foundations of technique on aerial silks.

— 8 FEBRUARY | 15h – 17h
Description: In this workshop we’ll focus on aerial conditioning exercises for upper body strength, specifically useful for Aerial Silks practice.
Learn and get ready to climb, pull up and invert with different and several ways (short arm, long arm, one hand hangs, etc.). We’ll start with a proper cardiovascular warm-up, muscle activation and flexibility training followed by guided drills and skills on silks.

— 15 FEBRUARY | 15h – 18h
Description: In this workshop you will work on basic climbing skills and will learn how to create “locks” around your body with the fabric. We’ll start with basic elements and techniques that progressively will get more complex.
Elements to explore: Classic climb, crucifix slide; footlock; Figure 4; Layback & Arch; Footlock roll-up & Candy Cane.

— 22 FEBRUARY | 15h – 18h
Description: In this workshop you will learn other climbing techniques, continue to work on footlock elements as well as hip key conditioning exercises.
Elements to explore: Russian climb; double footlocks element; Hip key; Gazelle.

— 29 FEBRUARY | 15h – 18h
Description: Perfection comes with practice, so in this workshop you’ll practice one more time all the elements you’ve learnt with Diana’s guidance and supervision.

Limited spots.

PRICE: 180€
(10% disc. for active Jaya Students)

What to bring: multiple layers of clothes, covering belly and arm pits.

Booking: jayaerialab@gmail.com
(No refunds will be made after registration).

Contatos

Rua da Escola de Medicina Veterinária 15/17
1000-127 Lisboa
Portugal

Tel: (+351) 969 330 433